Uma pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) mostra que este verão deverá ser caloroso para o setor supermercadista. 57% dos empresários da categoria estão apostando no aumento das vendas na estação. Para se ter ideia, no mesmo período do ano passado apenas 45% deles estavam otimistas com as vendas.
Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o animo esta relacionado ao desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor para o setor nos últimos cinco anos.A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com a melhora do nível de emprego, o aumento da confiança de empresários e consumidores e a reação positiva da indústria”, afirma.
Bebida – Ao que tudo indica, a cesta de bebidas será uma das maiores favorecidas. Estima-se um crescimento de 14,3% nas vendas de cerveja. Por essa razão, 73% dos entrevistados pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques.
Outros produtos que entram nas apostas de crescimento são: água mineral (13,1%), sucos (12,1%), espumantes (12%) e energéticos (11%).
Para dar uma resfriada, mas só na temperatura do verão, os sorvetes aparecem no topo das expectativas de aumento das vendas (11,9%), seguido dos queijos (11,8%). Respectivamente, vêm os iogurtes e massas instantâneas – ambos com previsão de crescimento de 9,9% – pratos prontos estimam alta de 7,7% e sobremesas prontas gelificadas 6,7%.
Higiene e Beleza – Como de se esperar, os supermercados vão reforçar seus estoques de protetor solar, já que a projeção do aumento de venda do produto é de 14%. Na sequência, a área de higiene e beleza durante o verão será impulsionada pelos cremes depilatórios (12,1%), repelentes (11,5%), bronzeadores (10,4%) e, ainda em dois dígitos, o pós-shampoo (10,1%).
Entre todos os produtos mencionados na pesquisa Verão realizada pela Abras, a cerveja é o item que os supermercados pretendem comprar 73% a mais para preencher seus estoques – valor muito maior que a média do segundo e terceiro colocados: sorvetes (59%), refrigerantes (57%) e água mineral (57%).
Quanto às ações por parte das indústrias para reforçar as vendas, as promoções continuam as principais estratégias para 82% dos supermercadistas. Ações nos pontos de venda aparecem em segundo lugar com 64% das intenções de realizações.
Fonte: Consumidor Moderno