Mato Grosso do Sul gerou 917 empregos com carteira assinada em setembro, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. Desse total, 367 foram nas áreas do comércio (249) e serviços (118), o que representa 40% do total de vagas criadas.
Esse é o melhor resultado para o mês nos últimos quatro anos. O setor de Agropecuária foi o que gerou mais empregos, com 342 novas vagas preenchidas, e o único setor com saldo negativo no mês foi o de Serviços Industriais de Utilidade Pública (-8 postos), refletindo a mesma performance em nível nacional, em que perdeu 448 vagas. O Brasil gerou 157.213 postos de trabalho em setembro.
Para o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as contratações no setor do comércio já são em decorrência da expectativa de aumento das vendas no fim de ano. Ele ele cita ainda estimativa da Fecomércio-MS, que prevê a criação de 5 mil vagas nos próximos meses, para as contratações de fim de ano. “Claro que boa parte disso é temporário, mas já temos aí uma importante sinalização. Isso mostra a importância do dinamismo da atividade econômica na geração de emprego”, afirma Verruck. Com informações da Semagro.