O potencial turístico, a hospitalidade e a variedade da produção agrícola e novas oportunidades de negócios de Mato Grosso do Sul chamaram a atenção da Tailândia. Por esse motivo, a Fecomércio MS promoveu nesta terça-feira (23/7), o seminário “Thailand Roadshow – Oportunidades de Negócios e Investimentos”, que contou com a presença do embaixador do país no Brasil, Surasak Suparat, empresários e dirigentes do Sistema S.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, estimular as parcerias comerciais entre Brasil e Tailândia pode fomentar negócios com as empresas de Mato Grosso do Sul. “O interesse em produtos primários gera uma expectativa no terceiro setor, aquele que comercializa e acreditamos que podemos contribuir. Na área hoteleira, por exemplo, nós temos muito a conhecer.”
A Tailândia é o 10º país que mais recebe turistas e, em 2018, promoveu 100 eventos internacionais, enquanto o Brasil ocupa a 44ª posição e realizou o dobro de eventos do mesmo porte.
De acordo com Surasak Suparat, a liderança de Mato Grosso do Sul no quesito “Hospitalidade”, dado pelo Ministério do Turismo em 2018, pode promover aumento de turista para ambos. Cerca de 66 mil turistas brasileiros visitaram a Tailândia no ano passado, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A semelhança de clima, paisagens turísticas e até mesmo de alguns produtos também chamou a atenção do embaixador, que prevê a possibilidade de ampliar negócios com Mato Grosso do Sul. Para este ano, a Tailândia tem uma expectativa de ser visitado por 40 milhões de turistas de todo o mundo.
Durante o evento, Surasak Suparat apresentou o mercado econômico e as potencialidades da Tailândia, bem como mostrou os incentivos fiscais e logísticos para quem quiser investir no país. “Também queremos trocar experiências com empresários, ver a expertise aplicada nos negócios brasileiros e também mostrar o que estamos fazendo e que tem dado certo. É um encontro de cooperação”.