A implantação integrada do ECOS – Programa de Sustentabilidade CNC – Sesc – Senac – nas instituições do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF) foi apresentada durante o 1º Encontro Nacional de Sustentabilidade que está sendo realizado no Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro. A experiência de Mato Grosso do Sul constitui a primeira no país envolvendo os colaboradores da Fecomércio e das administrações regionais do Sesc e Senac.
A superintendente da Fecomércio-MS, Valmira Carvalho, a diretora de planejamento e programas sociais do Sesc MS, Ana Carina Mello, e a Diretora de Gestão Corporativa do Senac MS, Michele Kist, participam do evento realizado com a presença de representantes das instituições de vários Estados.
O Encontro, realizado nos dias 6 e 7 de junho, aborda temas dos aspectos comuns às quatro entidades – CNC, Federações, Sesc e Senac – com vistas à integração e ao alinhamento institucional em torno do assunto.
A ideia é destacar o relevante papel do Sistema Comércio nas transformações estruturais dos setores produtivos e no consumo sustentável. Temas como a Sustentabilidade Corporativa, Energias Renováveis, a Logística Reversa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU compõem a pauta de debates nos dois dias de evento. Além disso, serão apresentados estudos de caso e a reformulação da metodologia do Programa Ecos.
À mesa de discussões, especialistas acadêmicos, como Celso Lemme, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Ricardo Rüther, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); representantes da sociedade civil organizada, como Bárbara Dunim (Rede Pacto Global); do Sistema Comércio, como Cristiane Soares (CNC/DF); e do empresariado, como Marcio Milan (Abras).