Para vender um produto é necessário que tenha alguém interessado em comprar, certo? Mas não é tão simples assim fazer uma venda. Os consumidores estão mais exigentes e querem mais do que apenas comprar um item. É aí que entram os vendedores, parte fundamental do negócio. Com um bom atendimento, eles podem fazer um cliente sair satisfeito da loja e voltar mais vezes.
O consultor de marketing do Sebrae-SP Edgard Neto dá dicas para os vendedores melhorarem o atendimento e, consequentemente, as vendas. Veja a seguir:
A pré-venda
A loja tem que estar pronta para receber o cliente antes mesmo de ele entrar. “O espaço deve estar limpo, organizado e com um visual que combine com os produtos que são vendidos. Os vendedores também devem estar minimamente uniformizados para serem facilmente reconhecidos”, explica Neto.
Quebrar o gelo
É fundamental que o vendedor faça uma boa abordagem. Pode ser algo simples, como se apresentar e perguntar o nome do cliente. Em certos casos, o vendedor também deve dar espaço para que o consumidor ande pela loja, mas garantindo que ele vai estar em seu campo de visão caso ele precise de algo. Outra atitude simples que faz a diferença é oferecer água em dias muito quentes.
Evitar dizer não
Nem sempre a loja vai ter o produto exato que o cliente está procurando. Neste caso, Neto explica que o vendedor não deve dizer apenas que não tem. “Ele pode falar que vai dar uma olhada no estoque para ver se encontra o que o consumidor deseja. Mesmo se não tiver o produto, ele deve levar algumas opções que o cliente pode acabar comprando”
Ser simpático com os “influenciadores”
É muito comum ter uma companhia na hora de fazer compras, e ela podem influenciar o potencial comprador. “O vendedor precisa identificar essa pessoa e incluí-lo na venda. Deve ainda perguntar a sua opinião. Ele não deve jamais ignorar um influenciador, mesmo se ele não gostar do produto. O vendedor deve fazer o influenciador se sentir parte do negócio”.
Fazer o cliente gastar mais
Mesmo se a pessoa chegar procurando um item específico, o vendedor deve mostrar outras variedades. “Ele pode pedir para o cliente avisá-lo na hora de ir para o provador. Enquanto o cliente estiver experimentando a roupa, o vendedor já deve levar pelo menos duas ou três outras peças a ele. É levar a loja para dentro do provador.”
Além disso, a disposição dos produtos na loja também incentiva a compra de itens que combinam. “Colocar camisa com gravata, sapatos com meias, acessórios nos manequins”. Isto faz com que o cliente veja que as duas peças combinam e acabe comprando ambas.
E se a loja estiver muito cheia?
Este caso exige que o vendedor tenha uma certa experiência. “Ele precisa ser muito rápido, saber onde estão as coisas, a faixa de preço e se desdobrar para atender todos”, explica Neto. Mas em algumas situações específicas, como o Natal, não tem o que fazer: a loja vai precisar contratar mais vendedores.
Cadastrar o cliente e entrar em contato
Neto afirma que é uma boa tática fazer o cadastro do cliente no momento da compra. “O vendedor deve esperar um tempo e entrar em contato via e-mail ou WhatsApp para ver se ele gostou. Ele não deve perguntar sobre o produto e sim se ele ficou feliz com a compra. A felicidade do cliente é o mais importante."
Falar da rede social
As redes sociais são uma parte muito importante e servem como uma vitrine. Por isso, o vendedor deve sempre lembrar de incentivar os consumidores a curtir a página do Facebook, dar uma boa avaliação e seguir no Instagram.
O que não fazer
Para Neto, o maior erro que um vendedor pode cometer é mostrar desânimo ao fazer um atendimento. “Ele deve dar o seu melhor para o cliente. O profissional não pode mostrar que está tendo um dia ruim quando está tentando vender um produto."
Revista PEGN