Mato Grosso do Sul registrou aumento de 1% na receita nominal de vendas no comércio varejista ampliado, no mês de janeiro deste ano, em comparação a dezembro de 2017. Em relação ao volume de vendas, o aumento foi de 0,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento é maior que a média nacional, que registrou aumento de 0,9% nas vendas do varejo, em janeiro. Cinco dos oito segmentos do varejo tiveram crescimento nacional, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,8%) e equipamento e material para escritório, informática e comunicação (3,7%). Outros segmentos com alta foram supermercados, alimentos, bebidas e fumo (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%).
Na avaliação da economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Teixeira, o Mato Grosso do Sul seguiu a tendência nacional e em janeiro, especificamente, a realização de liquidações de início de ano e as férias podem ter contribuído para esse resultado um pouco mais otimista do comércio varejista. Isto porque, as férias trazem consigo maior fluxo de clientes em supermercados e similares e em atrativos culturais e de lazer. No que se referem as liquidações de início de ano, estas aos poucos estão se consolidando no Estado e têm sido esperadas pelos potenciais consumidores, por isso, a intenção de consumo nesse período tende a aumentar no que tangem aos bens duráveis – móveis, eletrodomésticos e semi-duráveis – roupas e calçados, conforme informações da pesquisa da CNC.