O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a partir da próxima sexta-feira (25) a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas em todo o país. Os abonos serão depositados junto com os benefícios mensais até o dia 8 de setembro, conforme tabela para o exercício de 2017.
Segundo informações do órgão, serão injetados pelo menos R$ 19,8 bilhões na economia brasileira com os pagamentos aos mais de 29,2 milhões de beneficiários.
Conforme o INSS, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela, apenas na segunda, que deverá ser paga entre novembro e dezembro. O valor a ser recebido corresponde a metade do benefício, exceto para quem começou a recebê-lo a partir de janeiro, quando o cálculo será feito proporcionalmente.
Também recebem uma parcela menor que os 50% os segurados que estão em auxílio-doença, já que se trata de um repasse temporário e tem o cálculo feito de forma diferenciada.
Somente não podem receber o 13º da aposentadoria quem ganha algum benefício assistencial, que por lei não tem direito ao abono. Conforme o INSS, existem cerca de 4,5 milhões de pessoas nessa situação em todo o país.
Campo Grande News