Recém-implantado, o Sindicato das Empresas do Segmento Funerário no Estado de Mato Grosso do Sul (Sindesf MS) busca na Fecomércio MS parceria para dar início ao trabalho de representação. Nesta entrevista, o presidente do Sindicato, Gilvan Paes da Silva, fala sobre os desafios do segmento.
Fecomércio MS – Como se deu a criação do Sindesf MS?
Gilvan Paes – Antes Associação, o Sindicato foi estabelecido em agosto e temos como desafio conscientizar o empresário a colocar acima da concorrência a defesa dos interesses coletivos, implementar a cultura sindical. Já tivemos algumas ideias boas, estive no Senac para tratarmos sobre a grade de curso voltado ao segmento e estamos mostrando ao empresário essa ideia de melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
Fecomércio MS – Porque a parceria da Fecomércio é importante neste processo?
Gilvan – Na verdade, é fundamental essa parceria, uma entidade séria e também que demonstrou interesse em nos ajudar para caminharmos juntos. Vamos nos filiar para caminhar junto com a Fecomércio.
Fecomércio – Qual é o desafio do mercado?
Gilvan – Há uma carência de qualificação, hoje temos 15 empresas na Capital e estimamos que somente um terço tenham implementado ações de qualificação para atendimento ao cliente, que vive um momento de dor, até o atendimento dos convênios. A partir das ações do Sindicato, poderemos também melhorar as negociações salarias, porque estaremos respondendo pela categoria e não mais individualmente.