Com apoio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e Sebrae, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou na tarde desta quinta-feira (29), no auditório do Sebrae, a palestra Estatísticas estruturais e conjunturais Comércio e Serviços – Brasil Centro-Oeste.
O presidente do IPF-MS ( Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Edison Araújo e a economista Daniela Dias Teixeira participaram do evento.
Os técnicos do IBGE, Luiz Andrés Ribeiro Paixão e Clician do Couto Oliveira apresentaram a PAC ( Pesquisa Anual do Comércio) e PAS (Pesquisa Anual de Serviço). As pesquisas Conjunturais dos setores desenvolvidas mensalmente pelo IPF MS – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio levam em conta dados do IBGE.
Edison Araújo destacou que as pesquisas são de fundamental contribuição para o planejamento dos negócios. “Saber como está o Estado, a região em que está inserido em relação ao País é importante para que o empresário possa direcionar seus negócios”.
Edison lembrou que o acesso à informação e planejamento são fundamentais especialmente em um contexto em que 90% das empresas do Estado são micro e pequenas que precisam estar atentas para garantir mercado com a chegada de grandes empresas, que detém tecnologia e poder de barganha. “Esse é o grande desafio para o Sebrae e para as Federações que representam os setores”.
O presidente do Corecon (Conselho regional de Economia), Thales de Souza Campos, mencionou a importância de dados para referenciar o mercado. “Não existe lugar seguro para quem não sabe para onde ir. Como planejar? Para onde ir? Não se planeja sem conhecer as pesquisas”.
Diretor de operações do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro, ressaltou que parcerias entre o IBGE e as Confederações do Sistema produtivo devem ser consideradas como forma de sensibilizar os empresários e melhorar o acesso a informações para as pesquisas. Ele também ressaltou que é preciso uniformizar informações e avaliar a necessidades do mercado. “Talvez a principal demanda hoje em nosso balcão do Sebrae, seja pesquisa de mercado, mapa de consumo. É preciso pensar em parcerias, com entidades como o Instituto de Pesquisa da Fecomércio”.
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