O mundo muda de forma exponencial. A globalização e o digital derrubou barreiras e encurtou distâncias, moldando um novo perfil de consumidores. Descubra as tendências para o varejo e saiba qual o papel da logística neste novo mundo.
Quais são seus hábitos de consumo? Em que está interessado neste momento? Em que região do país você está? De que geração você é: baby boomers, X, Millennial, Z? Qual o seu sexo? Prefere comprar em loja física ou virtual? O que faz você feliz? Todas essas informações são elementares para traçar seu perfil consumidor.
Você já deve ter notado que se tornou mais exigente ao adquirir um produto ou contratar um serviço não é mesmo?! Isso não é uma característica só sua, mas de nossa sociedade contemporânea.
Enquanto consumidores ficamos mais exigentes ao adquirir produtos e serviços. Somos cada vez mais ambivalentes, plurais, complexos, multifacetados e divididos. A alta conectividade, o fácil acesso a informações e a proximidade com a tecnologia móvel vem moldando um perfil impaciente e acelerado. Somos “Reféns” do desejo de posse de bens que é substituído facilmente pelo frescor da novidade — queremos sempre o que não temos e por pouco tempo.
"Apaixonados temporários em busca de “uma eternidade enquanto dure nosso amor” pelo produto mais importante de todos os tempos da última semana". Abandonamos indubitavelmente, nossos "equipamentos simples" para adquirir o novo aparelho número 79 que vem agora com funções alienígenas e transcendentais que promete conectar-nos a seres de outras dimensões.
O novo tempo do Varejo
Bem vindo à globalização — fenômeno que derrubou barreiras e encurtou distâncias —, com o digital, não só trouxe conceitos como a mobilidade e hiperconectividade, mas proporcionou acessos mais rápidos e precisos, mudando nossos hábitos de consumo e trazendo uma nova dinâmica para o varejo.
A internet já é hoje o segundo meio de comunicação no Brasil, atrás apenas da televisão. Com este advento criou-se a possibilidade de que, sem sair de casa, fosse possível comparar preços, verificar reputação dos varejistas e adquirir um determinado produto em qualquer parte do mundo, com qualidade, em um tempo reduzido e com preço menor que em uma loja física.
O comercio eletrônico será o modelo preferido pelo consumidor, ainda que a compra possa ser concluída em outros lugares, cada vez mais, a pesquisa de produtos e de preços será iniciada em ambientes digitais– Nos Estados Unidos, mais da metade das aquisições já passa pela internet, variando entre 45% para cosméticos e perfumes e até 85% em eletroeletrônicos —, levando em conta a pesquisa on-line e a compra em loja física.
Em um futuro breve, não é que não haverá lojas físicas, elas estarão ai, mas terão uma dinâmica diferente, com muito mais soluções, combinações de produtos e serviços, buscando atender a satisfação de desejos e necessidades de forma integrada para consumidores cada vez mais conectados:
Portal Administradores