A pesquisa sazonal de intenção de compras para o Natal, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), em parceria com o Sebrae-MS, dá um importante indicativo para as vendas neste fim de ano: dos entrevistados, 87% pretendem pagar pelas compras no dinheiro ou cartão de débito e, pagando à vista, os consumidores terão como fator decisivo a qualidade e preço dos produtos.
“A qualidade é fator decisivo para 34,41% dos entrevistados e o preço para 30,89%, uma informação importante para que o lojista estabeleça sua estratégia de venda, além de 6,99% que vão levar em conta as promoções e descontos”, diz o presidente do IPF-MS, Edison Araújo. O atendimento é outro item que faz muita diferença, citado por 17,93% dos entrevistados.
Dos que pretendem parcelar as compras, a maioria, 35,38% fará em três vezes. A coleta de informações foi feita entre os dias 13 a 24 de novembro com 2.161 pessoas de 13 municípios.
O levantamento aponta que, somente com as comemorações de Natal e de Ano Novo sejam movimentados R$ 172 milhões. No Natal, o índice de consumidores que irão comemorar a data em casa ou na casa de amigos é o mesmo (28% cada) e 30% afirmaram que vão consumir bebidas, perfazendo um gasto médio por pessoa de R$ 207,00. No Ano Novo, o índice de consumidores que irão comemorar a data em casa é maior que os que vão para casa de familiares ou amigos: 34% com alimentação em casa, 28% com alimentação na casa de familiares e 32% afirmam que vão consumir bebidas, podendo chegar a um gasto médio por pessoa de R$ 172,53. O montante destinado a compras de presentes para o Natal em MS será de R$ 81,76 milhões.