Uma promoção bem planejada pode não apenas melhorar o resultado de vendas, mas também ser decisiva na atração de novos clientes. Ela pode ser empregada para apresentar novos usos de um produto, aumentar a frequência das compras, incentivar clientes antigos a voltarem a consumir, construir um relacionamento com os consumidores, gerar compras múltiplas, manter e recompensar consumidores fiéis.
Mas, de quais estratégias as empresas podem lançar mão para atrair e cativar o cliente em uma ação promocional? Confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento de uma promoção de vendas nota 10.
• Tenha um cadastro eficiente, para conhecer bem o perfil e os interesses dos clientes.
• Conheça seu estoque nos detalhes.
• Priorize a divulgação da ação promocional para os clientes frequentes. Ligue ou envie mensagens para que eles se sintam valorizados e possam aproveitar as condições especiais antes do público em geral.
• Foque na comunicação direta com o cliente, lembrando que é preciso reduzir custos, pois a margem de lucro diminui nas promoções.
• Prime pela excelência no atendimento, fazendo com que o cliente seja “a estrela da experiência de compra”.
• Lembre-se que o atendimento, mais que qualquer outra ferramenta de venda, possibilita aumentar o tíquete médio e trazer o cliente de volta.
• Capriche na apresentação visual do ponto de venda, para dar destaque ao estabelecimento e valorizar as peças.
• Lembre-se que a campanha de comunicação, física ou on-line, deve permanecer ao longo de todo o período promocional.
Revista PEGN