Se você o artigo de Roberta Holsbach, arquiteta e urbanista, proprietária do Park Office Escritório Virtual e sócia do Cerrado Investimentos, na edição 33 da Revista Comércio & Cia, agora chegou o momento de ler outro artigo importante, que traz uma reflexão sobre networking.
Confira:
Rede de relacionamentos e o reflexo na conduta profissional
Apostar no networking é uma forma de estabelecer uma rede de relacionamento para contribuir com sua vida pessoal e, principalmente, profissional. Manter contato com os ex-clientes, parceiros, para que possam fomentar o seu negócio boca a boca, participar de grupos correlacionados, estar presentes em eventos e se comunicar, falar da trajetória de trabalho e das pretensões de crescimento, estar atento às notícias atuais, saber se posicionar sobre os seus concorrentes, nunca falar mal sobre os produtos e serviços, mas procurar valorizar o que faz de excelência no negócio, cultivar o bom relacionamento com os colegas e colaborados, são algumas diretrizes e habilidades para que possamos obter resultados em diferentes tamanhos de malhas de relacionamentos.
A conduta profissional é o reflexo da empresa e vice versa. Atender melhor para vender mais. Este é o objetivo do atendimento na empresa, seja ela interna ou externa, tem que haver sinergismo. As empresas dão um grande valor à rede de relacionamento de seus funcionários ou futuros contratados, e é ela que dá uma amplitude maior de referência que podem ser consultadas para saber o perfil e a conduta de quem irá ou representa a empresa.
O sucesso da empresa é o reflexo da conduta profissional dos profissionais. Descrevo um e-mail na integra de um cliente, no qual valida o nosso trabalho e que estamos fortalecendo nossa malha de relacionamento e também nos alerta que não podemos perder o foco na qualidade das relações pessoais, seja externa ou interna:
“Infelizmente vamos ter que encerrar pelo menos neste momento a parceria. Quero enaltecer a cordialidade no atendimento e total qualidade da empresa de vocês, atesto isso para quem se fizer necessário. Raramente se é bem atendido e por tanto tempo em um determinado segmento. Agradeço por tudo e fico aguardando o seguimento do processo de cancelamento. Mais uma vez obrigado!”
Em uma época em que a tecnologia concede grande poder as pessoas, é preciso entender como atender melhor, conquistar e manter na mente das pessoas uma experiência de satisfação. Quando o profissional consegue completar a imagem que a pessoa traz incompleta em sua mentem cria-se um relacionamento que gera satisfação. Ao entender as necessidades individuais, à partir daí, boa parte do negócio está garantido e a rede de relacionamento fica muito mais fortalecida.
As pessoas têm personalidades, querem ser ouvidas e atendidas nas suas necessidades individuais e não ser mais um na multidão. Querem ter um atendimento personalizado, cordial e profissional, e não falo aqui de agrados e mimos, falo sim de ponderação, saber se posicionar sobre os limites e condutas da empresa com as necessidades individuais que resulta na experiência de satisfação.
Conhecer o perfil, os desejos e as frustações são essenciais para a sobrevivência e o sucesso do seu trabalho, independente se seu atendimento é direcionado para seu cliente, fornecedor, parceiro ou colega de trabalho, falo da malha da rede de relacionamento, do networking. São estas pessoas que irão vender sua imagem, sua conduta e, consequentemente, da empresa que representa, gerando a retenção e lealdade para aquilo que representa.
O mercado é muito dinâmico e não podemos deixar escapar boas oportunidades, pois nunca saberemos ao certo de que lado vem as indicações. A qualidade dos produtos e serviços de uma empresa está diretamente relacionada à qualidade do clima organizacional, dos relacionamentos criados em seu ambiente de trabalho e da conduta profissional dos seus colaboradores. A rede de relações internas é a base para a criação de uma empresa que deseja comunicar bem com o seu mercado.
A comunicação interna é um ato de ajuda que levará o seu colaborador a compreender melhor o papel de cada um na equipe e na empresa, tornando-se motivado a ser instrumento de motivação dos colegas, parceiros, fornecedores e clientes e possibilitando transformar dificuldades no atendimento em desafios.